sexta-feira, março 19, 2004

INTELECTUAL DE LEFT WING
por João do Papel

Conte as vezes que você já ouviu falar em "intelectual de esquerda"; pior, quantos minutos (que não voltam) já perdeu tempo ouvindo, compassivo, alguém desfiando colcha de argumentos absurdos -- detalhes sobre a conspiração para desusar o tupi-guarani ou a importância do congo da Barra do Jucu.

Uma pergunta bate forte nessas horas: será que eu vivo no mesmo mundo dele? Será que esse rapaz, com tanta saúde, pronto para receber uma ferramenta na mão e um tempo para suar a testa -- será que esse desinibido sabe qual é seu papel no mundo? Desculpa se só entro com perguntas. Não é coisa simples de responder; na verdade é uma senhora de uma casa de marimbondos.

Bom, talvez seja simplesmente uma questão de determinismo genético. Porque o grosso dos ativistas intelectuais foram bem alimentados na infância, brincaram de carrinho, tiveram TV -- o pacote básico para não "revoltar" uma criança. Então só resta a genética. Ou um vírus, talvez. Talvez isso mesmo, uma arma química dos russos. A CIA criou a AIDS, a KGB criou o bichinho que faz os filhos da classe média virarem para o comunismo. O petardo russo é mais forte, uma vez que não se transmite por via sexual -- porque, se tem uma coisa que os comunas não fazem, essa coisa é sexo.



2:07 AM
(0) comments

Site Meter